Autor: George R. R. Martin
Título Original: A Game of Thrones
Série: As Crônicas de Gelo e Fogo
Editora:Leya
Lançamento: Setembro de 2010
Lançamento em Inglês: Agosto de 1996
Páginas:592
No passado, sete reinos independentes foram tomados, um a um, e posteriormente unificados por Aegon, o Conquistador, e suas irmãs Rhaenys e Visenya — todos da Casa Targaryen. Com as espadas de seus inimigos, Aegon construiu o lendário Trono de Ferro e sua linhagem governou sem mais incidentes. Quase três séculos depois, a hegemonia dos Targaryen é quebrada com uma rebelião e o jovem Robert Baratheon, com seus aliados, usurpam a coroa.
Personagens de ponto de vista:
Cada capítulo se concentra em uma narrativa em terceira pessoa limitada de uma única personagem.O livro apresenta a perspectiva de oito personagens principais:
- Prólogo: Will, um homem da Patrulha da Noite.
- Eddard Stark, Protetor do Norte, Lorde de Winterfell e Mão do Rei.
- Catelyn Stark, da Casa Tully, esposa de Eddard Stark.
- Sansa Stark, filha mais velha de Eddard e Catelyn Stark.
- Arya Stark, filha mais nova de Eddard e Catelyn Stark.
- Bran Stark, o segundo de três filhos de Eddard e Catelyn Stark.
- Jon Snow, filho bastardo de Eddard Stark.
- Tyrion Lannister, irmão da Rainha Cersei e de Sor Jaime, filho de Lorde Tywin Lannister.
- Daenerys Targaryen, Filha da Tormenta, Princesa de Pedra do Dragão e herdeira do trono Targaryen depois de seu irmão Viserys Targaryen.
A história segue três linhas de história principais simultaneamente.
Em Winterfell e Porto Real:
Na casa Stark onde o simbolo é um lobo e uma das grandes casas nobres dos Sete Reinos de Westeros, vive Eddard Stark o Protetor do Norte. Ele vive com sua esposa Catelyn Stark e filhos Robb, Jon, Sansa, Arya, Bran e Rickon.
O Rei Robert Baratheon, amigo de infância de Eddard, viaja até Winterfell com sua família e corte para oferecer a Eddard o cargo de Mão do Rei, o principal conselheiro e comandante militar no Reino, devido a morte da Mão anterior, Lorde Jon Arryn. A esposa de Eddard, Catelyn Stark, recebe uma carta de sua irmã, Lysa Arryn, dizendo que a morte de Jon Arryn foi um assassinato arquitetado pela Rainha Cersei Lannister e por sua poderosa família, os Lannister. Relutante em deixar suas obrigações e família, Eddard é convencido por sua esposa a aceitar o cargo para investigar a morte de Arryn. O filho do meio de Eddard, Bran Stark, acidentalmente vê uma coisa que não deveria e é empurrado pela janela. Bran sobrevive mas evetualmente acorda do coma paralisado da cintura para baixo sem lembrar de como caiu.
Lorde Eddard viaja com a corte real para o sul em direção a Porto Real, a capital, levando suas filhas Sansa e Arya. Sansa é prometida ao filho mais velho do Rei Robert, Joffrey, herdeiro do trono. Catelyn descobre que a queda de Bran não foi um acidente. Ela viaja secretamente para Porto Real para avisar seu marido. Uma vez lá, seu admirador de infância Petyr Baelish, conhecido como Mindinho, identifica a adaga (que ia ser usada para matar Bran quando estava em coma) como pertencendo ao irmão da Rainha Cersei, Tyrion Lannister, conhecido como "O Duende" devido ao seu nanismo. No caminho de casa ela encontra Tyrion em uma estalagem e ordena que ele seja preso e levado ao Ninho da Águia, onde sua irmã Lysa o põe sob julgamento e está ansiosa para matá-lo.
Na Muralha
A fronteira do norte dos Sete Reinos é fortificada pela Muralha, uma antiga barreira de gelo de mais de 210 m de altura e 480 km de extensão, populada pela irmandade da Patrulha da Noite. Nas "terras sem lei" ao norte da Muralha, um pequeno grupo de patrulheiros da Patrulha da Noite encontra os lendários Outros das antigas lendas, sendo todos mortos com a exceção de um.
Jon Snow, filho bastardo de Lorde Eddard Stark, sente cada vez mais algo desagradável sobre seu futuro na Casa Stark. Encorajado por seu tio Benjen Stark, o Primeiro Patrulheiro da Patrulha da Noite, Jon decide se juntar a irmandade permanentemente. Na Muralha, Jon inicialmente sente desprezo pelos outros recrutas, a muralha não era nada do que ele pensava ser, não era os guerreiros que a ama contava antes de dormir. A maioria criminosos de baixo nascimento que escolheram o exílio na Muralha para não serem executados ou deixados como prisioneiros. Eventualmente ele deixa de lado seus preconceitos, une os recrutas contra seu sádico instrutor e protege o covarde e conhece Samwell Tarly.
No Leste
Além do Mar Estreito na Cidade Livre de Pentos, Viserys Targaryen vive em exílio com sua irmã de treze anos, Daenerys Targaryen. Ele é filho, e o único herdeiro homem, do Rei Aerys II Targaryen, cujo trono foi usurpado por Robert Baratheon. Viserys vende Daenerys em casamento para Khal Drogo, senhor de guerra dos guerreiros nômades dothraki, planejando usar o exército do mesmo para reconquistar o Trono de Ferro de Westeros. Entre os presentes de casamento estão três ovos petrificados de dragão, artefatos raros considerados muito valiosos porém inúteis, já que os dragões foram extintos há séculos. Um cavaleiro exilado de Westeros, Sor Jorah Mormont, se junta a Viserys como conselheiro.
Casada com Drogo para seu irmão obter um exercito Daenerys aos poucos vai se apaixonando pelo marido.
Cada casa/família tem um lema e bandeira:
Casa Stark: O inverno está chegando - Lobo gigante cinza dos Stark correndo por um campo branco de gelo.
Casa Lannister: Ouça-me Rugir! - Leão dourado em fundo carmim.
Casa Targaryen: Fogo e Sangue. - Um dragão de três cabeças vermelho sobre negro.
Existe muitas casas e se for colocar todas vou passar dias fazendo isso. Selecionei apenas as três importantes do primeiro livro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário